quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Veja Quais as condições para receber o salário temporário do Auxilio Doença do INSS.


 


O auxílio-doença é um benefício para o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comprovar, por meio de perícia médica, ser temporariamente incapacitado para o trabalho por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos.

O trabalhador recebe, a partir do 16º dia de afastamento, o benefício pago pelo INSS. A empresa tem a obrigação de pagar os primeiros 15 dias.

Por outro lado, os desempregados ou autônomos que contribuem para a Previdência Social têm o direito de solicitar o auxílio-doença no dia seguinte à licença.

O auxílio não pode ser acumulado com outros benefícios, como aposentadoria, salário maternidade, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou outro auxílio-doença, do mesmo acidente ou doença.

Requisitos para ter direito ao auxílio-doença

Incapacidade para o trabalho ou atividade habitual: o trabalhador não precisa ser desabilitado para toda e qualquer atividade, mas já tem direito ao benefício se não conseguir realizar o trabalho atual;

Cumprimento da carência: 12 contribuições mensais (exceto cuja incapacidade seja por acidente ou acidente de trabalho ou doença labora);

Ter qualidade de segurado: Empregado, Trabalhador Único, Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Segurado Especial e Facultativo.

Valor do auxílio-doença

91% do salário de benefício é pago, ou seja, a média dos maiores salários contribuídos durante 80% do tempo de contribuição, descartando 20% dos menores pagos durante o período de trabalho.

Assim, imagine a possível situação, o empregado que trabalha desde julho de 1994 já fez 180 contribuições. Portanto, 80% das contribuições serão utilizadas para calcular, ou seja, 144. No entanto, essas serão as maiores contribuições, descartando os 20% mais baixos.

Após essa etapa, basta dividir as contribuições pelo mesmo valor, ou seja, dividir 144 por 144 para ter o salário de benefício. Com esse valor basta multiplicar por 0,91 (91%) para ter o resultado da ajuda.

Por exemplo, o trabalhador que tiver o salário de benefício correspondente a R$ 2.000 receberá R$ 1.820 do auxílio-doença, já que esse valor corresponde a 91% do salário de benefício.

Como solicitar auxílio doença no Meu INSS

Acesse meu INSS;
Faça login no sistema;
Escolha a opção "Agende sua habilidade";
Clique em "Agenda Nova";
Acompanhe os avanços do Meu INSS, na opção "Benefício por Incapacidade/Resultado da Inscrição".


Com informações do site: Brasil News