terça-feira, 17 de novembro de 2020

Renda Cidadã: substituto do Bolsa Família já está pronto, diz Ministro


 
O Renda Cidadã, programa que vai substituir o Bolsa Família, deve ser lançamento em dezembro. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni afirmou que o novo programa social depende da aprovação do presidente Jair Bolsonaro  (sem partido). O anúncio acontecer em evento no Palácio de Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (16).

“O programa já está pronto, foi todo trabalhado, já foi apresentado ao presidente, só falta o ok, e isso não tem a ver com a grana, até porque temos previsto para o ano que vem 34,8 bilhões de reais”, disse Onyx.

Além disso, o ministro afirmou que o Renda Cidadã tem orçamento próprio. Mas também, pode beneficiar mais de 20 milhões de brasileiros que vivem em situação de baixa renda.

Por fim, Onyx enalteceu as condições do novo programa social, como a introdução de quesitos de meritocracia para os beneficiários. Isso é o chamado “portas de entrada e saída”.

“Temos um programa hoje totalmente diferente de tudo que foi feito na América, é um programa inovador que passa muito pela experiência da digitalização vista no auxílio emergencial”, declarou Onyx. “Vamos fazer um encontro entre quem precisa do emprego e que tem emprego a oferecer”.

Impasses do Renda Cidadã

Inicialmente, o Renda Cidadã teria lançamento ainda em 2020. Contudo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a proposta da equipe econômica, por divergências e falta de recursos para financiar o novo programa social.

 
Fonte: DCI