quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Inscrições para as Escolas Técnicas Estaduais são prorrogadas até o dia 23


 
Antes previsto para encerrar no dia 16 de novembro, o período de inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) foi prorrogado pela Secretaria de Educação e Esportes. Agora, os interessados têm até a próxima segunda-feira (23) para realizar o cadastro no certame que irá preencher as 8.445 vagas em cursos técnicos, que estão ofertados na forma médio-integrado à educação profissional, em jornada integral, pelas ETEs.

De acordo com a secretaria, foram recebidas mais de 21 mil inscrições até o momento, distribuídas entre os 26 cursos disponíveis em diversas áreas de atuação. Destes, seis estão sendo ofertados pela primeira vez: Farmácia, Rádio, TV e Internet, Produção de Áudio e Vídeo, Artes Visuais, Teatro e Sistemas de Energia Renovável.

No ranking dos cursos mais procurados estão Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Rede de computadores em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Em quarto lugar está Logística.

A prorrogação das inscrições não impactará no cronograma da seleção, que permanece de acordo com o que havia sido divulgado anteriormente. O processo seletivo tem apenas uma etapa, constituída de prova objetiva que será realizada de forma eletrônica e remota. O teste acontecerá entre os dias 17 e 27 de novembro e terá 20 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas para cada uma delas, na qual apenas uma será correta, abrangendo os conteúdos relativos às disciplinas de língua portuguesa e matemática.

As inscrições estão sendo realizadas pelo site da Secretaria de Educação. Caso o candidato não tenha acesso à internet, as ETEs disponibilizarão um local de apoio com computador para efetivação da inscrição.  O resultado final será divulgado no próprio site no dia 4 de dezembro com a nota e situação do estudante em relação à classificação por Escola/Curso.

A lista de documentos necessários para participar da seleção pode ser encontrada no edital do processo, disponível no site da inscrição. É importante destacar que o estudante deve informar o local e horário da prova, pois, apesar de o teste ser realizado de forma virtual, o candidato que não tiver acesso à internet, poderá fazer o exame de forma presencial em uma das ETEs. 

Quatro novas Escolas Técnicas Estaduais

O processo seletivo tem como objetivo preencher as vagas das quatro novas Escolas Técnicas Estaduais, anunciadas pelo Governo do Estado no dia 4 de novembro. Com as novas ETEs, Pernambuco chega a marca de 50 escolas do tipo. 

As escolas que serão inaguradas são: ETE Chico Science, no bairro de Rio Doce, em Olinda, que está com as obras em processo de finalização. ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, no Recife, ETE Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, também no Recife, e a ETE Nelson Barbalho, em Maurício de Nassau, Caruaru. Essas útlimas três já existiam e se transformaram em escolas que vão ofertar cursos técnicos.

Fonte: Folha PE