quarta-feira, 18 de novembro de 2020

CNH gratuita: Mais um NOVO estado brasileiro passa a ter direito ao benefício; veja.


 
A Secretaria estadual de Trânsito de Roraima abriu inscrições para o programa CNH gratuito.
 
São 400 oportunidades para garantir a Carteira Nacional de Habilitação sem nenhum custo. O programa é voltado para a população roraimense que está em situação de baixa renda.

CNH Cidadão foi o nome dado pelo Detran-RR para o título da CNH gratuita. O programa está previsto na Lei nº 1.011/2015, de autoria do deputado estadual Jorge Everton (MDB), que foi regulamentada pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), no mês passado.

Os candidatos selecionados terão todos os custos pagos pela Secretaria de Saúde (Sesau). Entre as despesas estão: curso teórico-prático e exames médicos e psicológicos

O programa permite a emissão da primeira CNH nas categorias A, B e AB e renovação para motoristas que atuam na categoria de motorista.

Vagas para a CNH gratuita

Segundo o Detran-RR, as 400 vagas serão divididas da seguinte forma: serão 65% destinadas a Boa Vista (Capital), 35% para outras cidades do estado e 5% para pessoas com deficiência.

Todo o processo do programa, desde a inscrição até a entrega dos documentos será de responsabilidade do Detran. As vagas serão distribuídas entre as seguintes modalidades:

40% para pessoas de baixa renda que estão desempregadas há mais de 01 anos;
40% para beneficiários do Bolsa Família;
18% para a renovação da CNH, destinada a quem tem baixa renda e exerce a função remunerada do motorista;
5% para pessoas com deficiência;
2% para pessoas liberadas do sistema prisional.

Cadastros da CNH Cidadão

As inscrições para a CNH gratuita estão abertas no estado de Roraima e devem ser feitas pela internet, no site do Detran-RR.

Ao acessar a plataforma, os candidatos devem clicar em "Habilitação-CNH", depois na "CNH do Cidadão" e, por fim, na "Solicitação CNH Cidadão".

De acordo com o que foi relatado, o processo seletivo dos candidatos será composto por três etapas: inscrição, seleção e comprovante de dados cadastrais, sendo responsabilidade do candidato preencher o formulário de inscrição com as informações corretas.

Em caso de erro no ato de inscrição, o candidato poderá alterar ou corrigir os dados informados apenas uma vez durante o período de inscrição, no próprio site do Detran-RR.


Com informações do site: redebrasilnews