segunda-feira, 6 de julho de 2020

Quem tem direito ao Cartão Cidadão e como consultar o saldo, confira aqui! |EmpregabilidadeBrasil..com



Quem tem direito ao Cartão Cidadão e como consultar o saldo, confira aqui! |EmpregabilidadeBrasil..com
Quem tem direito ao Cartão Cidadão e como consultar o saldo

Quem tem direito ao Cartão Cidadão e como consultar o saldo.

Todas as pessoas que recebem benefícios sociais e trabalhistas, possuem o cartão cidadão. Além dele facilitar o acesso à esses serviços, ele pode ser usado em todos os canais de pagamentos autorizados pela Caixa, presentes em todo o país.

Nesse artigo, você vai aprender como consultar o saldo do seu cartão cidadão de forma prática e sem precisar sair de casa.


O cartão cidadão é um benefício disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Governo Federal e segue o mesmo formato de um cartão de conta bancária.


Com ele, é possível realizar consultas, saques e receber benefícios sociais e trabalhistas como FGTS, abono salarial PIS/Pasep, seguro desemprego e Bolsa Família.


Como consultar o saldo do cartão cidadão?
Entenda que é possível realizar a consulta de saldo desse cartão por meio de duas maneiras: pelo site da Caixa ou telefone. Confira todos os detalhes:

Site da Caixa
Acesse o portal da Caixa;
Forneça todos os dados solicitados;
As informações de saldo estarão disponíveis na tela.


Telefone Caixa
Basta entrar em contato com o SAC da Caixa pelo número 0800 726 0207. O atendimento é das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.
No entanto, se você prefere consultar o saldo do seu cartão cidadão de modo presencial, procure por uma agência Caixa mais próxima.

Quem tem direito ao cartão cidadão?
Ele só está disponível para pessoas que possuem benefícios trabalhistas e sociais e que não tenham conta na Caixa.

Portanto, se você possui conta individual nessa instituição, será possível receber o seu benefício por depósito, não sendo necessário a emissão do cartão cidadão.

Senha Cidadão
A Senha Cidadão habilita o Cartão do Cidadão para saque de benefícios trabalhistas e/ou sociais administrados pela CAIXA, de forma prática e segura, por meio de terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, Agências ou Pontos de Atendimento da CAIXA.

Para fazer a Senha Cidadão em uma Unidade Lotérica, ligue para o Atendimento CAIXA ao Cidadão – 0800 726 0207 – e compareça à Lotérica, portando seu Cartão do Cidadão e um documento oficial, que pode ser:


  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
  • CTPS – modelo informatizado;
  • Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.);
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte, etc.

Para fazer a Senha Cidadão em uma Agência da CAIXA, não é obrigatória a apresentação do Cartão do Cidadão, basta apresentar algum dos documentos oficiais exemplificados acima.