sexta-feira, 24 de julho de 2020

FGTS: Caixa libera crédito para quem quiser antecipar o saque-aniversário - Confira aqui! |EmpregabilidadeBrasil.com



FGTS: Caixa libera crédito para quem quiser antecipar o saque-aniversário - Confira aqui! |EmpregabilidadeBrasil.com

Fonte: Beto Chagas
 
Uma nova linha de crédito está liberada para os brasileiros que desejam antecipar o saldo do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia).

A antecipação pode ser feita de até três parcelas, ou seja três anos de saque-aniversário. Com isso o valor que o beneficiário receberia esse ano poderá ser o valor correspondente aos próximos dois anos.

O primeiro banco a anunciar essa linha de crédito foi a Caixa Econômica Federal, a instituição espera liberar R$ 5 bilhões em crédito de antecipação dessa modalidade de saque do FGTS.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, 6,1 milhões de trabalhadores brasileiros já aderiram ao saque-aniversário, número esse que equivale a 10% de todos os trabalhadores que possuem FGTS. Destes 6,1 milhões de trabalhadores que optaram pelo saque aniversário, 3,9 milhões são clientes da instituição, ou seja 63% do publico. De acordo com Pedro Guimarães, o banco tem a expectativa que mais de um milhão de clientes solicitem o adiantamento do saque-aniversário, que contará com taxa de juros de 0,99% ao mês. “É muito inferior às taxas de CDC [crédito direto ao consumidor] normais e à grande maioria de taxas de crédito consignado”, disse Guimarães.

A liberação do crédito pela Caixa começa nesta próxima segunda-feira, 27 de julho.

Fonte: Agência Brasil


Saiba como antecipar o saque

Caso você tenha interesse na antecipação o primeiro passo é acessar o aplicativo ou site do FGTS o primeiro passo para ter acesso ao crédito é acessar o aplicativo ou site do FGTS. Depois, se a opção tiver sido for pegar o empréstimo pela Caixa, será preciso entrar no internet banking.

Para contratação pela Caixa, o trabalhador deve indicar o banco como instituição financeira para recebimento do crédito do FGTS quando aderir ao saque-aniversário ou a qualquer momento. De acordo com o banco, a liberação da linha de crédito de antecipação do saque-aniversário poderá ser realizada de forma 100% digital, com avaliação de risco simplificada e sem consulta aos órgãos de proteção de crédito.

A liquidação da operação de empréstimo será feita de uma só vez pelo agente operador, diretamente na conta FGTS do trabalhador no dia do pagamento do saque-aniversário.

Saque-aniversário

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) passou a ter, esse ano, o saque-aniversário, um novo modelo em que o trabalhador poderá retirar parte do benefício do FGTS uma vez por ano, mas perdendo o direito de retirar todo o dinheiro da conta, caso seja demitido sem justa causa.

O saque-aniversário não é obrigatório, mas é preciso fazer a adesão caso queira receber, se não, a regra anterior, de ser demitido sem justa causa e ganhar multa de 40% do FGTS e sacar o fundo de garantia da conta, é a que vale.

Para aderir a nova modalidade, é preciso realizar um cadastro no site ou no aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS), por meio do número do CPF, na seção “saque-aniversário”.

O valor do saque pode variar de 5% a 50% dependendo do valor que o trabalhador tem na conta, podendo ser mais para quem tem saldo menor e vice-versa. O valor a ser sacado pode ser simulado através do site da Caixa Econômica Federal e pelo aplicativo do FGTS.

Quem optar em fazer o saque-aniversário, pode voltar atrás, mas só retornará as regras antigas após o prazo de dois anos.


fonte: Jornal Contabil