sábado, 11 de abril de 2020

Como consultar meu número do PIS/Pasep, NIT e NIS? Confira aqui! |EmpregabilidadeBrasil..com



Como consultar meu número do PIS/Pasep, NIT e NIS? Confira aqui! |EmpregabilidadeBrasil..com
Foto: ebc



Para conseguir ver seu saldo do FGTS e, finalmente, saber quanto poderá sacar, o trabalhador precisa conhecer seu número do PIS/Pasep, NIS ou NIT. Mas afinal, o que é isso e onde você pode encontrá-lo?

O que são essas siglas?
O Número de Identificação Social (NIS) ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) são, como os próprios nomes sugerem, um código para identificar quem é aquele trabalhador.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação de Patrimônio Público (Pasep) são a contribuição que as empresas fazem para garantir o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial dos trabalhadores. O primeiro é para profissionais de companhias privadas e o segundo para funcionários públicos.


O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso têm diferentes nomenclaturas.

O PIS é gerado no primeiro emprego do trabalhador. Já o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

Como encontrar o meu?
Para descobrir qual é o seu número de identificação você pode acessar o site Meu INSS, clique aqui para acessar.

Ao entrar no site, você vai clicar em Entrar (no canto superior direito). Depois, vai selecionar Cadastre-se.


Ali, você preenche os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado). O sistema irá te fazer algumas perguntas sobre seu histórico trabalhista, só para checar se você é realmente quem está dizendo.

No final do cadastro, você vai criar uma senha. Depois disso, basta entrar na página inicial do site de novo e fazer o login com o seu CPF com a senha que você criou.


Outra forma de saber o número do PIS/PASEP é consultar na sua Carteira de Trabalho.